sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

ANO - 2012


Foi um ano muito difícil, em que tivemos um sonho a caminho da realização interrompido. Perdemos nosso Arthur, virou estrelinha, em março de 2012... Recomeçar não é fácil, mais ainda existe vida, há que se continuar viver... Tivemos muito apoio emocional neste período: Família (aquela que está junto quando precisamos de socorro e colo) o resto é parente... Amigos (aqueles que estão perto e talvez nem mencionem uma palavra, só no olhar dizem (estamos juntos pro que der e vier)...
Procurei logo apoio psicológico, tinha pressa em me reerguer, mais quem estava precisando mesmo era a psicóloga (tinha acabado de perder o pai); procurei ocupar meu tempo com terapias alternativas, outros apoios do tipo: cursos, livros, venda de cosméticos, maquiagens, fotografias... Queria logo virar a página e aprender a conviver com a perda, foi possível, dependia só do meu querer.
Em julho de 2012 tínhamos visita pra receber: minha família... Estávamos a espera, eu, Ricardo, Robert e Késia... Aquela correria pra recebê-los, conseguir casa, preparar casa, organizar estrutura pra dar um mínimo de conforto... Vieram: Carla, Cleudiano, Nathália, Laura, Rejane, Sérgio, João Roberto, Renata, Glênio, Gustavo, Guilherme, Roberta, Rodrigo, mãe disse que não viria mais todos sabiam que ela não ia conseguir ficar pra trás sabendo que todos estariam aqui, bom, geneticamente faltou papai: mais esta ausência é certa; e do coração faltou Cheiro e Chiquinha pela distancia, desgaste da viagem e idade que já não ajuda. Estava menstruada neste dia 19/07/12, depois que parei de tomar anticoncepcional a anos atrás minha menstruação flui como reloginho com 28 dias, então deveria vir novamente em 15/08/12 – já liguei o alerta feliz da vida... dia 18/08/12 fiz teste de farmácia, apareceu uma risca fraquinha, cheguei no portãozinho e balancei o teste pra Ric, ele perguntou: o que é isto? Eu disse: teste de gravidez, acho que estamos grávidos de novo rsrsrs – ele levantou meio que descrente, pegou, olhou e disse: seu cálculo está errado; eu disse: não está, já tem 3 dias de atraso, ele pediu pra eu repetir o teste; repeti no dia 18, repeti no dia 19 e dia 20/08/12 fiz Beta HCG – finalmente comprovamos o POSITIVO rsrsrs... Yés! Começaremos tudo de novo, com otimismo e fé. Ótimo! Ainda podemos sonhar...

Ainda não tínhamos conhecimento comprovado do que tinha acontecido com Arthur, conseguimos as respostas para nossas perguntas em agosto de 2012 depois da comprovação que estava grávida novamente: diagnósticos – laudos médicos... Tive uma trombose placentária, e o Arthur teve constrição do cordão umbilical dele pra mim, em que ele parou de ser nutrido impedindo assim seu desenvolvimento... Possível tratamento para uma próxima gestação: Uso diário de injeção de henoxaparina e outras medicações... Agora é sistema de vigilância de gravidez de risco e acompanhamento médico constante... Vamos que vamos, um dia de cada vez lutando pela vida... Iniciamos o pré-natal no início de setembro, a partir daí ultrassom, exames, consultas mês a mês, medicamentos dia a dia, repouso, cuidado, zelo... Agora é contar pra família e amigos próximos que sabemos querem nosso bem... Contamos, veio como bálsamo pra família, porém, com pés no chão, como disse anteriormente: um dia de cada vez... Em outubro descobrimos que estávamos esperando um menino, escolhemos o nome pedindo opinião da família e amigos próximos, optamos por: MATEUS – oferta de Deus – bíblico – foi apóstolo de Jesus, depois de ter sido coletor de impostos em Jerusalém.  
A partir daí, sempre que telefonava pra mamãe ela chorava, e aquilo me deixava triste, passei a telefonar menos, ou falar com as meninas perguntando se estava tudo bem, que aqui estava tudo bem, ou às vezes telefonava e ela estava deitada, não levantava pra atender e eu nem me toquei... Então meu contato e conversas cotidianas passaram a ser só com as meninas e fomos tocando a vida... Até que recebi uma visita de Rejane no feriado de novembro/2012, que até tentou fazer surpresa mais não foi possível por causa da língua do povo rsrsrs mais tá valendo... Abri a porta do apartamento, sem surpresa, mais um pouco apreensiva, sabia que estava acontecendo alguma coisa, mais não sabia exatamente o quê... Bom, deixei as coisas acontecerem... Até que em um dado momento, deu-se a notícia, mamãe está muito doente, com câncer agressivo, não é possível transplante pela idade que está, pelo avanço da doença só é possível tratar pra amenizar um pouco as dores... Não com estas palavras, mais resumidamente foi isso... Pensei, estavam me preservando. Mais mesmo com esta notícia não conseguia imaginar a real situação, não conseguia enxergar o que estava acontecendo. Conversei com mamãe por telefone, acho até que fui dura, mais é a realidade; penso que quando estamos doentes ou nos entregamos; morremos como coitados ou buscamos tratamentos / cura e vivemos como lutadores... Com voz tremula, falei: tem que ser forte, tem que alimentar, tem que tratar, ninguém vai passar pela Sra. o que a Sra. tiver que passar, ou por mim o que eu tiver que passar, vamos tocar a vida até quando der, sendo fortes; a resposta foi meio que desanimada: é minha filha, estou tentando...
 
Dezembro/2012 – recesso de fim de ano, fomos felizes rever todos da família, até ver a real situação da minha mãe... Desesperador! Não valemos nada mesmo sem saúde. Tudo pelas mãos dos outros, coisas simples do cotidiano tipo: levantar, pentear cabelo, descer as calças pra necessidade fisiológica, às vezes higiene pessoal, café da manhã, almoço, café da tarde, jantar, banho, sentar... Tudo com auxilio, me senti totalmente impotente, não estou fazendo nada pra ajudar, estão passando por uma barra e ainda me preservando. Pior coisa do mundo é ver sua mãe chorar e não poder fazer nada pra essa lágrima não cair. Tenho muitas perguntas, mais só será possível a resposta vivendo um dia de cada vez... Lutemos pela vida... Brindemos a ela neste 2013...











 


 
 
 
 


 
 
 
 











 

Papai;

Ainda não consigo comemorar seu aniversário aí fora, fico daqui chupando dedo... Estou ansioso pra sentir o seu colo, mamãe faz uma propaganda danada... Sinto daqui sua proteção, sua compreensão, seu carinho, seu companheirismo e sua dedicação com a mamãe, só recebo bons sentimentos... Já te amo muito e sinto orgulho de ser seu filho. Feliz aniversário!

Mateus

Dezembro/2012




















 












 

Nenhum comentário:

Postar um comentário